segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Museus amapaenses reúnem-se para realizar a 6ª Primavera de Museus


Nesta segunda, 24, acontece a abertura da 6ª Primavera de Museus em Macapá. Este é um evento nacional que reúne museus de todos os estados brasileiros em torno de um tema norteador que este ano é “Museus em um mundo em transformação”. A abertura oficial do evento acontece a partir das 9h, no auditório do Museu Sacaca, seguida de palestra sobre o tema da 6ª Primavera de Museus e, a tarde, pela mesa composta por gestores de cada um dos museus do estado.

O tema deste ano põe em pauta o desafio de inserir os museus em uma lógica na qual a Arte e a Cultura deixam de ser compostas somente por objetos e passam a incluir em sua dinâmica  os sujeitos sociais. Qual papel essas entidades que, durante séculos, preservaram a herança patrimonial dos povos, devem assumir na atualidade? Esse é um debate que pautará a toda a programação desta semana.



O evento tem a realização nacional do Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realização local do Governo do Estado do Amapá, através dos museus vinculados a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e ao Instituto de Pesquisa do Amapá (Iepa).

A 6ª Primavera de Museus marca no Amapá um momento ímpar na história museológica do estado: pela primeira vez, todos os museus amapaenses estarão reunidos numa programação pensada conjuntamente e composta pela articulação da Secretaria de Cultura e IEPA, através de seus museus vinculados. O nome que batiza esse diálogo frutífero é: Corredor de Museus.

Esse momento de aproximação e diálogo entre os museus representa um passo importante para a implantação do Sistema Estadual de Museus do Amapá. Esse sistema representa um salto de qualidade na gestão desses espaços, proporcionando a troca de experiência, maior autonomia orçamentária e a valorização as particularidades de cada um deles.

Confira a programação do MIS para a 6ª Primavera de Museus:
Dia 24 de setembro:

- Horário: 8h às 12h
- Solenidade de abertura
- Palestra: "Os Museus como Instrumentos de Transformação Social"
- Local: Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca / Avenida Feliciano Coelho, 1509, bairro do Trem

- Horário: 14h às 18h
- Painel: "Museus no Amapá: Perspectivas para um Sistema Estadual de Museus. Abordagem Histórica referente à implantação e desenvolvimento de processos museológicos no Amapá, atualidade e perspectivas futuras"
- Local: Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca

Dia 27 de setembro
- Horário: 18h30 às 20h
- Palestra: "A construção social da memória através da fotografia. Palestra sobre a influência dos arquivos e imagens históricas na produção do imaginário coletivo da sociedade amapaense"
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (2º piso do Teatro das Bacabeiras)

Dia 29 de setembro
- Horário: 18h30 às 20h
- Painel: "Escola, Universidade e Museus: mídias e fluxos convergentes. Ação de reflexão entre os entes educativos quanto ao uso do espaço museal no cotidiano cultural e como ferramenta na prática docente"
 Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som (2º piso do Teatro das Bacabeiras)

Dia 30 de setembro
- Horário: 19h
- Sarau de Primavera
- Local: Praça Veiga Cabral, Centro

Um comentário:

  1. Olá,

    Tenho um ótimo CONVITE para você:

    A POLISHOP OFERECE A VOCÊ A OPORTUNIDADE DE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E CONQUISTAR UMA ÓTIMA QUALIDADE DE VIDA!

    Algum dia você pensou em ter uma REDE DE LOJAS, e da POLISHOP?
    Comece agora a construir o seu grande negócio e conquistar a sua Independência Financeira com qualidade de vida.

    VEJA COMO ADQUIRIR A SUA LOJA VIRTUAL POLISHOP
    Acesse, agora:

    http://sistemawinner.com.br/raymara

    http://polishop.com.vc/raymara

    Qualquer dúvida, fico a sua disposição!

    Ps.: Por favor, confirme o recebimento desta mensagem.
    Sucesso!

    ResponderExcluir