segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aprenda a escrever com a luz


Aprender a escrever, no sentido amplo do termo, não é lá uma tarefa fácil. Taí uma coisa que não tem receita, não é mesmo? Mas parece que o êxito nesse desafio envolve mais transpiração do que inspiração. Quem conseguir juntar àquela a esta, está feito.

Uma das poucas regras que podem receber esse nome quando se trata de escrita é aquela repetida como bordão por teachers de cursinhos pré-vestibulares e pré-concursos Brasil a fora: só escreve bem quem lê. Mas aí fico pensando em caras como Patativa do Assaré que, mesmo sem ler os clássicos nem os malditos, escrevem muito. Aí chego a conclusão que, pra escrever bem, é necessário uma sensibilidade maturada por uma percepção cuidadosa e isso pode acontecer pela via da educação formal ou por aquelas situações que se aprende vivendo...

                                 Escrever com a luz...ler a luz... 
               Foto de Aog Rocha, em seu "on the road"  até SP
E escrever não envolve apenas letras que formam palavras, que formam frases, que formam orações, que formam parágrafos. É possível escrever com a luz e essa escrita, por mais que não pareça, exige tanto estudo quanto a sua amiga verbal.


          Ok, a foto é plácida...mas você deve se apressar,
                          são só quinze vagas pro curso

Esse preâmbulo todo é para colocar as senhoras e os senhores a par de um curso que vai lhes ensinar um pouco dessa misteriosa arte de escrever com a luz: a fotografia.

Perguntado sobre suas expectativas em relação ao curso, Aog diz:
“Quero dividir um pouco do que a gente sabe com os alunos que se inscreverem (...) espero também que as pessoas assimilem o conteúdo que irá ser ministrado (...) que envolverá a estrutura da câmera fotográfica, planos, ângulos, luz natural, artificial”

Resumindo a história:
Curso de Fotografia Básica
Período: 12 a 16 de abril
Local: Laboratório de Fotografia da Faculdade Seama
Horário: 14:30 às 17:30
Investimento: R$ 80,00
Inscrições: Central de Atendimento ao Aluno da Seama  

                                          É só formar o time


P.S.: Só pra ficar claro: as imagens são de autoria do próprio: Aog Rocha.

5 comentários:

  1. Bacana Brito, vou tentar participar. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fale, professor. Dei uma boa lida no seu blog, oq não é difícil, já que o senhor não posta com frequencia. Mas gostei do que li (se oq gosto tem alguma importância), e... é isso. Escreva com mais frequencia. Até.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Fabrício...toda expressão é importante mestre. Nem que seja pra exercício cerebral...seja bem-vindo, sinta-se em casa.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Brito, e o curso no teatro? me avisa.

    Ah cara, a monografia enfim "nasceu". Valeu pela ajuda. Até mais.

    Camila Karina

    ResponderExcluir
  5. Aog ministrando Curso.. Q LINDOOO hauhauhua..
    Orgulho d+... Pena que mais uma vez essas coisas só acontecem quando eu não estou no Amapá.
    Senhor Brito, vossa ilustre pessoa poderia aparecer né? sumiu... Eii tenho post novo no meu blog dá uma olhada la... acho q vc vai gostar.. e vai me zuar depois..uhauhhuauha... saudade trem
    bjo

    ResponderExcluir