sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estroboscopia

Taí um tipo de fotografia que sempre agrada pelo resultado e pela descoberta da técnica em si. É uma boa forma de ensinar fotografia, iluminação e também uma sugestão de peso para desenvolver a paciência, já que os ajustes iniciais às vezes dão certo trabalho.


A estroboscopia entrou na fotografia pela porta da ciência. As fotos estroboscópicas são muito usadas em laboratórios para estudar detalhadamente os movimentos dos corpos. A cinética recebeu muitas contribuições desta técnica fotográfica.

Esse tipo de fotografia precisa ser realizado em um ambiente totalmente escuro e de preferência de fundo preto. O obturador deve ser bem lento, algo como 2 ou 3 segundos. E o pulo do gato: você deve usar uma luz intermitente, que acenda e apague com uma velocidade razoável. A foto acima foi feita com o auxílio de um flash que possui o recurso da estroboscopia integrado, mas você pode fazer teste acendendo e apagando uma lanterna, por exemplo. Nesse caso, o tempo de exposição deve ser elevado para 5 segundos. Se a sua maquina não tiver controle do obturador, coloque-a no modo noturno e desligue o flash.

Tente fazer e comente seus resultados ou suas dificuldades...boa sorte!

Um comentário: