quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fotos: discas para melhorar as suas

Por Alexandre Brito

Os amadores de hoje são menos amadores do que os amadores de ontem. Digo isso porque uma pessoa que não entende nada de fotografia hoje consegue fazer boas fotos mais facilmente do que alguém que tentasse fazer o mesmo 10 anos atrás, por exemplo. E isso se deve, em grande parte, a evolução dos equipamentos. Em todo caso, existem dicas importantes quem melhoram sensivelmente as fotos de qualquer pessoa, seja ela profissional ou amadora:

1ª) Procure fotografar ao amanhecer (até 9 da manhã, no máximo) e ao entardecer (a partir das 18 horas). Nesses horários a luz nos trópicos ganha tonalidades avermelhadas e alaranjadas o que confere uma expressividade diferenciada às imagens.

2ª) Sempre que possível, fotografe sem flash. A luz do flash deixa a imagem com um aspecto artificial e com sombras muito fortes. A menos que seja extremamente necessário, faça suas imagens com o flash desligado. Mantenha, nesse caso, a câmera bem apoiada pois, nessas circunstâncias, a fotografia tende a sair tremida.

3ª) Escolha um assunto principal para cada uma de suas imagens. Quanto mais clara for a mensagem de uma imagem, mais agradável ela se torna aos olhos de quem a observa. Uma foto com muita informação faz a visão ficar confusa e se desviar dela. Por isso é sempre bom deixar bem claro qual é o assunto principal de sua fotografia e, a partir disso, organizar a composição da imagem.

4ª) Observe sempre a lente de sua câmera fotográfica. Costumamos comprar máquinas fotográficas com base em sua resolução e não nos preocupamos com a lente. Isso é um erro. Em muitos casos uma lente de qualidade óptica superior é melhor do que uma alta resolução. É importante também sempre higienizar a lente da câmera. Sujeira em sua superfície gera uma foto sem nitidez e com falhas na reprodução de cores.
5ª) Preste atenção no segundo plano da imagem. É comum centrarmos nossa atenção apenas nas pessoas que estão fazendo pose para a foto e não olhamos para o que está atrás delas e, muitas vezes, esse descuido compromete a imagem e só percebemos isso depois ao imprimi-la ou quando estamos olhando para ela na tela do computador. Se tivermos atenção a isso na hora do click, fica mais fácil solucionar esse problema.
Com o tempo e a prática é possível educarmos nosso olhar. Quando percebemos, essas dicas já acontecem de forma automática...Feliz Dia da Fotografia a todos.

2 comentários:

  1. como eu adoro suas dicas... ja copiei para o meu blog e passei pra frente =D...
    Esse foi o melhor post.. vou até trirar foto melhor..hauhahhauha..
    bjos chato

    ResponderExcluir
  2. ée, concordo com a Karen, minhas fotos também vão ficar melhores agora rsrs'

    ResponderExcluir